A sede do congresso - PUC SP

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fundada em 1946, a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) nasce da junção das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento e da Faculdade Paulista de Direito. No ano seguinte, a instituição recebe o título de Pontifícia, concedido pelo Papa Pio XII que, na ocasião, nomeia também o cardeal Dom Carlos Carmelo Vasconcelos Mota como primeiro grão-chanceler da PUC-SP.
A qualidade acadêmica se vincula à preocupação social durante os anos 1960. Em 1969, a Pontifícia cria o primeiro curso de pós-graduação do Brasil. No ano de 1971, apresenta o Ciclo Básico de Ciências Humanas e passa a valorizar a tríade de formação, ensino, pesquisa, extensão.
Nos anos 1960, a Pontifícia entra para a história por conta de sua atuação frente à ditadura militar que governava o país. Passou à história a figura marcante do então Grão-Chanceler Dom Paulo Evaristo Arns, que aprovou a contratação de uma série de intelectuais que tinham sido cassados de seus postos em diferentes instituições públicas.
Veja mais no link da Comissão da Verdade da PUC-SP: Clique aqui
Nas décadas seguintes, a PUC-SP consolidou-se pela expansão de campus e aumento do número de cursos, se expandindo por diferentes locais na capital e interior de São Paulo. São eles os campi: Perdizes, Consolação, Ipiranga, Santana, Sorocaba e Barueri. É instituição filantrópica, confessional, privada, mantida pela Fundação São Paulo (FUNDASP) e vinculada à Mitra Arquidiocesana da cidade de São Paulo
O Campus de Perdizes, situado na rua Monte Alegre, é sede da Universidade e local do XI Congresso Brasileiro de História da Educação (XI CBHE). Abriga a Reitoria e os principais serviços administrativos. Está dividido por dois complexos: o Edifício Cardeal Motta (o antigo Convento Carmelita, do século XIX), edifício sede e conhecido como “Prédio Velho”; e o Edifício Reitor Bandeira de Mello, conhecido como “Prédio Novo”.
Também fazem parte do campus: o acervo da Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri; a Paróquia Imaculado Coração de Maria, conhecida como a Capela da PUC; o Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA); e o Centro de Informação e Documentação Científica “Casemiro dos Reis Filho”, que agrega um amplo acervo documental sobre educação, tais como os relacionados ao Movimento de Educação de Base (MEB) e ao Serviço do Ensino Vocacional (SEV).