Informações úteis

Onde ir

Avenida Paulista

A Avenida Paulista é um dos lugares mais conhecidos de São Paulo. Além de ser um dos centros financeiros mais importantes da América Latina, a Paulista também comporta diversas atrações, feiras e eventos. Aos domingos, acontece a “Paulista Aberta”, onde a avenida é fechada para circulação de carros de modo que a população possa usufruir dos espaços, das feirinhas, atrações e shows que acontecem por ali. Além disso, é possível encontrar diversos pontos culturais na avenida: Itaú Cultural, SESC Paulista, Casa das Rosas, Parque Trianon, Centro Cultural Fiesp, o Instituto Moreira Salles e o Museu de Arte de São Paulo – MASP.

Beco do Batman – Museu a Céu Aberto

Para quem gosta de grafite e arte de rua, o Beco do Batman é o lugar ideal para visitar. Os desenhos são feitos nas paredes das vielas e das movimentadas ruas da Vila Madalena. O beco passou por um período de luto, por conta do assassinato do artista NegoVila (Wellington Copido Benfati), e suas paredes foram cobertas de tinta preta. Após o protesto, o beco passou por um mutirão para retomar suas cores. O espaço chama a atenção de turistas e visitantes que buscam o lugar para conhecer os diversos artistas, as atrações e para fotografar. Além disso, a Vila Madalena é conhecida por suas atividades culturais e boemias. De dia, é um excelente passeio para quem quer comprar algo diferente, pois está repleto de oficinas de artesanato. À noite, há uma diversidade de bares e restaurantes, com diferentes tipos de música, jazz, samba, rock etc. Endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 82-154 - Jardim das Bandeiras, São Paulo – SP. Horário: aberto 24h.

Praça Benedito Calixto

Conhecida como a Feira da Praça, o evento reúne arte, cultura e lazer e é um dos principais pontos de turismo da cidade de São Paulo. Quem visita a praça, encontra barracas de venda de antiguidades, discos, artesanato; há também lojas de roupas, presentes e muitos tipos de comidas em restaurantes espalhados no local. Endereço: Praça Benedito Calixto, 158/162 – Pinheiros, São Paulo – SP. Horário de funcionamento: somente aos sábados, com início às 10h. Telefone: (11) 3081-0641

Centro de Tradição Nordestina (CTN)

O CTN, conhecido popularmente como um “pedacinho do Nordeste em São Paulo”, se tornou uma das principais referências em centro de cultura, entretenimento e gastronomia na cidade. Aqui, é possível desfrutar dos hábitos e costumes do Nordeste ou participar de festivais de música e gastronomia. Endereço: Rua Jacofer, 615 – Ponte Júlio de Mesquita Neto – Bairro do Limão, São Paulo – SP. Entrada Gratuita. Às sextas-feiras, o valor do ingresso varia de acordo com o show exibido no local. Necessário consultar o site para verificar a agenda. Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 12h às 16h; sábados, das 12h às 04h; domingos e feriados, das 12h às 22h. Telefone: (11) 3488-9400 - https://www.ctn.org.br/.

Estação da Luz

A Estação da Luz é um prédio que guarda muitas histórias. Foi construída pela São Paulo Railway, empresa sediada em Londres, sendo o primeiro trecho ferroviário do estado, ligando Santos e Jundiaí. Nos seus arredores, há diferentes museus e casas de cultura. Entre eles, o Museu de Arte Sacra, a Pinacoteca de São Paulo, o Memorial da Resistência e a Sala São Paulo. É possível ainda visitar o Parque da Luz que, além de sua beleza natural, conta com obras de arte a céu aberto. Os museus da região da Luz funcionam de terça a domingo. Os ingressos variam de R$0,00 a R$15,00, dependendo da exposição em cartaz. Também nessa região, se você quiser fazer compras, recomendamos as lojas do Bom Retiro, principalmente a Rua José Paulino

Estação São Bento

Descendo na estação São Bento do Metrô, é possível realizar diversos passeios. Logo que se desce na estação, encontra-se o Mosteiro de São Bento, um dos pontos turísticos da cidade. Aos domingos, há canto gregoriano e ainda se pode comprar os famosos quitutes dos monges beneditinos. Para compras, há a Rua Santa Ifigênia, boa para quem gosta de eletrônicos e instrumentos musicais, e a Rua 25 de março, para compras em geral: bijuterias, cosméticos, roupas etc. Muito próximo, fica o Mercado Municipal. Lá, você encontrará frutas e comidas de diversas regiões do país e da América Latina. Há espaço para lanches e almoço. Se você gosta de comida árabe, há a Rua Abdou Chain, com diversos restaurantes. Um dos mais conhecidos é o Raful.

Estação República

Descendo na estação República do Metrô, você encontrará a praça que é um dos pontos turísticos mais importantes de São Paulo. Nesta praça, encontra-se o prédio da antiga Escola Normal de São Paulo “Caetano de Campos”. Aos finais de semana, a praça recebe uma feira de artesanatos e comidas. Próxima à estação, na esquina das avenidas Ipiranga e São João, encontramos o famoso Bar Brahma, local badalado de São Paulo. A região também tem diferentes restaurantes, bares e casas noturnas. Apontamos os restaurantes: Casa do Porco, Bar da Dona Onça, Riconcito Peruano, Paribar, O Gato que Ri. Vale também os tradicionais :Filé do Morais e Bar do Leo. Aos sábados, há feijoada com samba na Praça D. José Gaspar, nos fundos da Biblioteca Mário de Andrade. Dentre os bares: Barouche, La Central, o interior da Galeria Metrópole e os bares da Praça Roosevelt. As casas noturnas: Casa de Franscisca e Jazz B. Para quem quer ver São Paulo das alturas e gastar um pouco mais, vale a pena conhecer o Esther Rooftop e o Terraço Itália.

Estação Anhangabaú

Descendo nessa estação, além do próprio vale, é possível visitar diversos pontos turísticos da cidade, tais como: Teatro Municipal de São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Praça das Artes, Galeria do Rock e Viaduto do Chá. Nessa região, você ainda poderá encontrar bares e restaurantes famosos da cidade, como a lanchonete Ponto Chic (localizada no largo do Paiçandu) e o Bar do Estadão (localizado no Viaduto 9 de julho), famoso por seu lanche de pernil.

Estação Sé

Descendo nessa estação, além do próprio vale, é possível visitar diversos pontos turísticos da cidade, tais como: Teatro Municipal de São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Praça das Artes, Galeria do Rock e Viaduto do Chá. Nessa região, você ainda poderá encontrar bares e restaurantes famosos da cidade, como a lanchonete Ponto Chic (localizada no largo do Paiçandu) e o Bar do Estadão (localizado no Viaduto 9 de julho), famoso por seu lanche de pernil.

Museu do Futebol

O Museu do Futebol guarda a memória dos momentos mais importantes da história do futebol brasileiro. Lá, o visitante confere todo o acervo por meio de vídeos, fotografias, áudios, objetos, além das diversas atividades que são interativas e aguçam a memória e imaginação de todos. Endereço: Praça Charler Miller, s/n - Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu, São Paulo-SP. Telefone: (55) 11 3664-3848

Memorial da América Latina

Um centro cultural, político e de lazer: um dos cartões postais da cidade. No memorial, acontecem diversos eventos, shows e exposições. O espaço foi pensado como centro de integração dos países da América Latina. Tem espaço para shows (Auditório Simon Bolívar), a obra monumental “Tiradentes”, de Portinari (Salão de Atos), exposição de artesanato latino-americano (Pavilhão da Criatividade), ampla biblioteca de livros de todos os países da América Latina (Biblioteca Latino-Americana Victor Civita) e a sede do Parlamento Latino-Americano (Parlatino). São 78 mil m² projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo – SP. Ingressos: Gratuitos (o preço pode sofrer alterações de acordo com a exposição em cartaz). Telefone: (11) 3823-4600.

Parque da Água Branca

Situado no mesmo bairro da PUC-SP, o Parque da Água Branca é um espaço calmo e tranquilo para caminhar, descansar ou praticar esportes. Foi criado em 1929 pelo Dr. Fernando Costa e abriga o Museu Geológico, a Casa do Caboclo e Arena Hípica. O local, que nos dá uma sensação de estar visitando uma fazenda, recebe diversos eventos, encontros e feiras. Vale a pena acompanhar a agenda. Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca, São Paulo - SP. Horário de Funcionamento: 5h30 às 19h. Telefone: (11) 3803-4200.

SESC Pompeia

Localizado na região da Pompeia, o SESC é um centro de lazer e cultura, reunindo teatros, quadras poliesportivas, piscinas e outros espaços de lazer. Uma boa pedida caso queira assistir a um espetáculo ou show. Recomendamos também experimentar as gostosuras vendidas, como o almoço, os lanches ou os sorvetes que, além de gostosos, possuem um precinho bem camarada. Endereço: R. Clélia, 93 - Água Branca, São Paulo – SP. Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 22h; domingos das 10h às 19h - Ingressos: A entrada no SESC é gratuita. Para shows e espetáculos, o ingresso varia de acordo com o evento. Telefone: (11) 3871-7700.

O TUCA e o TUCARENA

Os dois teatros da Universidade estarão à disposição do público do XI CBHE. Mas, à noite, eles continuam com a sua programação normal. Os dois teatros da PUC são importantes marcos culturais da cidade de São Paulo. Procurem se informar sobre suas programações. Endereço: Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes, São Paulo - SP. Funcionamento: terça a sábado, das 14h às 20h; domingo, das 14h às 18h. Ingressos: variam de acordo com o espetáculo.