Normas do evento

Regras para Inscrição

Somente sócios adimplentes da SBHE poderão inscrever trabalhos; cada participante poderá fazer a submissão de até duas propostas de Comunicações Individuais e apenas uma de Comunicação Coordenada. Todos os autores e coautores devem ser sócios da SBHE, e todos deverão fazer a sua inscrição individualmente no Congresso.
Alunos de graduação e/ou iniciação científica só poderão se inscrever para apresentar trabalho com seus (as) orientadores (as), e ambos precisam ser sócios da SBHE.
A inscrição no XI CBHE será consolidada definitivamente com o pagamento da inscrição e das anuidades da SBHE referentes aos anos de 2021 e 2022, junto à Tesouraria da SBHE. Nesta condição, o congressista terá direito à certificação, aos materiais do XI CBHE e à publicação do (s) resumo (s) e do (s) trabalho (s) completo (s) nos anais do evento.
Novas filiações de sócios ou pagamento de anuidades deverão ser efetuadas seguindo as instruções presentes no site da SBHE AQUI!


Comunicação Coordenada

Os proponentes e participantes de comunicação coordenada poderão submeter apenas uma única proposta, e todos deverão fazer a sua inscrição individualmente no site do Congresso.
As comunicações coordenadas estão vinculadas aos eixos temáticos e compõem-se de um grupo de 4 (quatro) trabalhos propostos pelos investigadores de forma coordenada em torno de um tema por eles definido. Cada Comunicação Coordenada deverá ser composta por 1 (um) coordenador e mais 3 (três) pesquisadores de instituições diferentes e de, pelo menos, 2 (dois) estados brasileiros. Será aceito apenas um coautor para cada um dos trabalhos apresentados nas comunicações coordenadas.
A proposição das comunicações coordenadas deverá de ser enviada pelo sistema de inscrição do Congresso, conforme as etapas a seguir:
1) Cada comunicação coordenada terá um coordenador, a quem compete, inicialmente, inserir seu comprovante de pagamento da anuidade 2021 na área apropriada, que será validado pela Tesouraria da SBHE. A validação será comunicada ao associado por meio de mensagem, que ficará disponível na sua “Área do inscrito” e poderá demorar até dois dias úteis, a depender da forma de pagamento.
2) Em seguida, o coordenador deve fazer a inscrição da proposta, indicando os nomes dos demais membros da comunicação coordenada.
3) Cada membro indicado deverá realizar sua inscrição no Congresso, inserindo seu comprovante de pagamento da anuidade 2021 na área apropriada, que será validado pela Tesouraria da SBHE. A validação será comunicada a cada associado por meio de mensagem, que ficará disponível na sua “Área do inscrito”.
4) Uma vez que todos os participantes tenham seus comprovantes validados, cada um deverá enviar o seu resumo.
Cada resumo dos participantes e da proposta da comunicação coordenada deverá apresentar: título do trabalho em negrito; caixa alta com, no mínimo, 2.500 e no máximo 3.000 caracteres (com espaços); fonte Times New Roman, tamanho 12, margem direita 2,5 e esquerda 3,0; superior e inferior 2,5; três palavras-chave; formato Word.
Os resumos individuais dos participantes da comunicação coordenada deverão conter: temática; objetivos; metodologia; fontes; periodização; resultados.


Comunicação Individual

Cada participante poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos, individualmente ou em coautoria; trabalhos em coautoria deverão ser enviados apenas pelo autor principal, que indicará os nomes dos demais autores; os coautores também devem ser sócios da SBHE, e todos deverão fazer a sua inscrição individualmente no Congresso. Cada comunicação individual poderá ter até dois coautores, além do autor principal.
A proposição das comunicações individuais terá de ser enviada pelo sistema de inscrição do Congresso, conforme as etapas a seguir:
1) Cada comunicação individual terá autor principal, a quem compete, inicialmente, inserir seu comprovante de pagamento da anuidade 2021 na área apropriada, que será validado pela Tesouraria da SBHE. A validação será comunicada ao associado por meio de mensagem, que ficará disponível na sua “Área do inscrito”. ” e poderá demorar até dois dias úteis, a depender da forma de pagamento.
2) Todos os coautores também deverão realizar sua inscrição no Congresso, inserindo seus comprovantes de pagamento da anuidade 2021 na área apropriada, que será validado pela Tesouraria da SBHE. A validação será comunicada ao associado por meio de mensagem, que ficará disponível na sua “Área do inscrito”.
3) Uma vez que todos os autores tenham seus comprovantes validados, a comunicação individual ficará disponível para avaliação.
O resumo deverá conter: temática; objetivos; referenciais teóricos e metodológicos; fontes; periodização; resultados.
O resumo deverá apresentar: título do trabalho em negrito; caixa alta com, no mínimo, 2.500 e no máximo 3.000 caracteres (com espaços); em espaço simples; fonte Times New Roman, tamanho 12; margem direita 2,5 e esquerda 3,0; superior e inferior 2,5; três palavras-chave; formato Word.
O resumo deverá conter: temática; objetivos; referenciais teóricos e metodológicos; fontes; periodização; resultados.


Importante

Todos os resumos, tanto para as comunicações coordenadas como individuais, devem ser enviados pelos proponentes ao Comitê Científico, sem a identificação de seus autores.
Devem ser retiradas todas as referências e informações que possam revelar a identidade dos autores e grupos de pesquisas envolvidos, inclusive as propriedades do arquivo em formato Word, para assegurar a avaliação cega por pares.
Os pesquisadores cujos resumos não forem aceitos poderão recorrer da decisão do Comitê Científico, de acordo com o período estabelecido no cronograma, em link disponível na área do inscrito.
O envio de trabalhos completos para publicação nos Anais é facultativo.
Após a divulgação definitiva dos trabalhos aceitos para apresentação, os autores dos trabalhos aprovados (comunicação coordenada e individual) poderão encaminhar o texto completo até o dia 31/01/2022, obedecendo às seguintes especificações: título em maiúsculas e negrito, seguido do(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), identificação institucional (Universidade ou instituição de ensino e/ou pesquisa), e-mail do(s) autor(es), três palavras-chave, mínimo de 10 e máximo de 15 páginas, em forma de artigo, com objetivos, metodologia, problemática anunciada e devidamente desenvolvida, considerações finais e referências. O texto deve ser digitado em Word, formato A4, fonte Times New Roman, fonte tamanho 12, espaço 1,5cm, justificado em ambas as margens, com margem 2,5cm. Parágrafo com recuo de 1,27cm. As citações, a partir de quatro linhas, devem conter espaço simples, recuo à esquerda de 4 cm e fonte 11. As notas devem ser de rodapé. Consultar as normas da ABNT em vigor quanto às referências.


Minicurso

Nesta edição do CBHE, testaremos um formato distinto de minicurso. Eles ocorrerão em versão totalmente remota, nas manhãs e tardes dos dias 7 e 8 de julho de 2022, quinta-feira e sexta-feira da semana que antecede o evento. Cada minicurso será concentrado em um desses dois dias, contendo duas sessões de duas horas de duração cada uma.
O minicurso deve estar associado a um dos eixos temáticos do evento, e a principal novidade é que o proponente deverá ser o coordenador de um grupo ou projeto de pesquisa formalmente constituído e sócio da SBHE. Esse proponente será o responsável pela submissão da proposta, podendo incluir até 2 (dois) pesquisadores para ministrar a atividade de maneira coordenada, que também deverão ser associados da SBHE.
Não haverá avaliação da proposta pela Comissão Científica, visto que o objetivo é que um grupo de pesquisadores já articulados ofereçam uma atividade formativa para um público previamente definido. A atividade será de inteira responsabilidade do proponente, ficando a organização do evento responsável apenas por oferecer a plataforma e divulgar a atividade. O número máximo de minicursos será de 20, com até 50 participantes cada.
A proposição de minicursos terá de ser enviada pelo sistema de inscrição do Congresso, conforme as etapas a seguir:
1) Cada minicurso terá coordenador, a quem compete, inicialmente, inserir seu comprovante de pagamento da anuidade 2021 na área apropriada, que será validado pela Tesouraria da SBHE. A validação será comunicada ao associado por meio de mensagem, que ficará disponível na sua “Área do inscrito”. e poderá demorar até dois dias úteis, a depender da forma de pagamento.
2) Os demais ministrantes também deverão realizar sua inscrição no Congresso, inserindo seus comprovantes de pagamento da anuidade 2021 na área apropriada, que será validado pela Tesouraria da SBHE. A validação será comunicada aos associados por meio de mensagem, que ficará disponível na sua “Área do inscrito”.
A ementa deverá ser encaminhada com título em negrito; caixa alta com, no mínimo, 3000 e, no máximo, 3.500 caracteres (incluindo espaços), em espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12, margem direita 2,5 e esquerda 3,0; superior e inferior 2,5; três palavras-chave; formato Word. Deverá conter: objetivo, conteúdo, metodologia, e bibliografia básica.